O que é Fisioterapia Pélvica?

FISIOTERAPIA PÉLVICA é uma especialidade que atua na prevenção e tratamento conservador (tratamentos não cirúrgicos) das diferentes disfunções da região pélvica, mais especificamente relacionada a musculatura que envolve o assoalho pélvico, também chamado de períneo – região que vai da sínfise púbica (osso palpado um pouco acima do clitóris) até o cóccix (final da coluna vertebral, logo acima do ânus).

Estamos falando da reabilitação de todo tipo de desordem funcional das regiões abdominal, pélvica e lombar.

FISIOTERAPIA PÉLVICA abrange tratamentos nas áreas de Urologia (sistema urinário), Ginecologia (sistema ginecológico), Coloproctologia (sistema intestinal e estruturas relacionadas)  e Sexologia.

O trabalho da fisioterapia representa, atualmente, uma das melhores opções de tratamento das disfunções da área pélvica, tendo em vista a possibilidade de um trabalho preventivo (antes que as patologias se instalem), de baixo custo (mais em conta do que investir em compra de fraldas descartáveis, ou gastos hospitalares e medicamentosos que se seguem as cirurgias), com obtenção de bons resultados e, principalmente, por sua característica não invasiva (não cirúrgica).

O bom relacionamento médico/fisioterapeuta pélvico abre novas possibilidades nos tratamentos, e maior eficácia nos resultados.

Anatomia feminina lateral

Anatomia mascolina lateral

Importância do Atendimento na Fisioterapia Pélvica

Para atuar profissionalmente nesta área, além da formação de pós-graduação específica, é necessário estabelecer um relacionamento de confiança com o paciente e trabalhar com ética, respeito e sigilo profissional.

É comum os pacientes chegarem constrangidos para se abrirem a respeito dos seus sintomas e disfunções ginecológicas, urológicas, proctológicas e sexuais. Recebê-los com maturidade, profissionalismo, paciência e leveza é um grande diferencial!

Eles precisam saber que milhares de pessoas, no mundo todo, apresentam situações semelhantes e que necessitam confiar que iremos obter juntos, profissional e paciente, um resultado positivo, com a dedicação de ambas as partes.

O atendimento em FISIOTERAPIA PÉLVICA deve contar com um local apropriado e ambiente tranquilo para atendimento individual, com maca apropriada, utensílios descartáveis, banheiro contiguo e ducha higiênica.

O acompanhamento médico, associado aos exames laboratoriais e clínicos e uma boa anamnese, possibilitam um diagnóstico mais preciso e melhores resultados.

Leave a reply