Atividade FísicaFisioterapia Ambulatorial

Qual a importância da Natação Infantil

Muito se discute a respeito da natação para bebês e crianças. Inicialmente ao matricular a criança em aulas de natação os pais objetivam que seus filhos aprendam a sobreviver em meio aquático. Porém, fazer da água um ambiente íntimo para criança não é o principal benefício da atividade. Neste texto vamos listar alguns deles:

SAÚDE
De modo geral a utilização de meio aquático proporciona mudanças no sistema cardiovascular, pulmonar e proporciona um sono mais tranqüilo. (Petria, 1992. Grisi, 1994 apud Navega, 2011)

PSICO-SOCIAL
Ao se promover o relacionamento da criança com outras crianças e adultos observa-se a melhora na socialização. Ao se trabalhar a conquista de objetivos, conseguimos favorecer o desenvolvimento da auto-estima da criança. Assim como, se voltarmos o olhar para a natação baby vemos uma melhora na relação de afetividade do bebê para com os pais (Lima, 2003 apud Navarro 2011).

Com as regras que temos no ambiente em que praticamos a natação, podemos observar a melhora no convívio da criança em sociedade, entendendo que nos ambientes temos algumas condultas que devem ser respeitadas, para que tenhamos uma boa aula.

FÍSICO
O ato de nadar leva a criança a desenvolver melhor a capacidade motora o que futuramente auxilia o processo de alfabetização.

RESPIRATÓRIO
A medida que é trabalhada a respiração, observa-se uma melhora na resistência, prevenindo uma serie de transtornos pulmonares.

POSTURAL
A natação melhora problemas posturais, ajuda a corrigir deficiências do sistema circulatório, além de melhorar funções psicomotoras (Bresges, 1980. Feres, 1999.apud Navarro 2011).

Pudemos observar que existem muitos benefícios que favorecem a decisão de matricular as crianças e bebês para aula de natação. Tendo em vista isso, surge o próximo questionamento:

A partir de qual idade eu posso matricular meu filho?

Alguns autores recomendam idade inicial 06 meses de vida, que o bebê já está devidamente imunizado e já consegue se adaptar melhor a temperatura da água.

Por fim, já sabendo de todos os benefícios da natação, só matricular e ver o desenvolvimento dos pimpolhos!

Ianne Pinheiro – Professora de Educação Física (Cafisio)

Referências: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto dourado- 2° ciclo em Ensino em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário- “Progressões Pedagógicas de Natação para Crianças de 0 aos 6 anos de 1dade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *