As dores musculares podem surgir por diversos fatores ou mesmo ser o sintoma de algumas doenças. Por isso, consultar seu médico é primordial para a manutenção da sua saúde.
Seja qual for sua dor, evite a automedicação. Procure seu médico!
Dores musculares são um sintoma muito frequente, que pode ser desencadeado por diversos fatores. Bastante comum depois da prática de atividades físicas, principalmente quando feitas sem o acompanhamento de um profissional da área; o incômodo também pode ter como causa diversas doenças ou ser um efeito colateral de alguns remédios.
“A dor muscular é uma dor que se localiza embaixo da pele, difusa, não é localizada em um ponto específico, são vários pontos ao mesmo tempo e que se espalha pelo corpo. Geralmente, aparece mais na musculatura ao redor da coluna (cervical, torácica ou lombar). Um grupo muscular que do muito é da bacia, quadril e do manguito também”, esclarece Cristina Midori, clínica geral da Clínica Fares, me São Paulo.
As dores musculares, independentemente da causa, ocorrem por conta de um processo inflamatório nas fibras musculares, que podem se romper ou sofrer algumas fissuras, causando o tal incômodo por horas ou dias.
Dores musculares podem ser sintoma de doenças
Além do excesso de treinamento ou atividade física não monitorada, o incômodo na musculatura pode ser decorrente de diversas outras causas:
- Entorse e distensão muscular;
- Doenças infecciosas (como gripe, dengue e diarreia);
- Consumo exagerado de álcool;
- Disfunção da glândula da tireoide ou paratireoide;
- Fibromialgia.
“Ou até mesmo por conta do efeito colateral de medicamentos. [A dor muscular] frequentemente pode surgir no caso de uso de remédios para tratamento de colesterol e triglicérides”.
Especialistas reforçam, portanto, a importância de consultar um ortopedista, fisioterapeuta ou reumatologistas caso as dores persistam. Dessa maneira a causa será investigada e o tratamento correto poderá ser aplicado.
Para cada causa um tratamento diferente
A terapia para acabar com as dores musculares irá depender da causa do problema. Por exemplo, se a causa for o medicamento (para colesterol), o ideal é parar com o remédio e pedir para o médico indica outra droga.
“Se os incômodos surgiram por conta da disfunção da tireoide ou paratireoide ou por conta da fibromialgia, é preciso tratar os problemas com o uso de medicamentos e outras técnicas indicadas pelo profissional da saúde”.
Já para as dores musculares decorrentes de excesso de exercícios, o ideal é repouso, alongamento, compressa fria e, em alguns casos, uso de anti-inflamatórios (devidamente receitados pelo seu médico) ou mesmo massagens nas regiões afetadas (sempre por indicação de um profissional qualificado e credenciado.