Medicina

Saude Preventiva: Qual a sua importância?

Este artigo é exclusivamente informativo, e definitivamente não substitui a consulta médica. Procurar seu médico periodicamente é o primeiro e mais importante passo na busca ou na manutenção da sua saúde!

Infelizmente, boa parte das pessoas só procura um médico ao apresentar algum problema de saúde. Dores, desconfortos e muitos outros sintomas são os pontapés iniciais e a principal motivação para que alguém busque uma consulta com um especialista. Nesse contexto, a saúde preventiva torna-se indispensável para garantir a qualidade de vida da população

O que é, afinal, a saúde preventiva?

Saúde preventiva é o nome dado ao ato de remediar problemas, como doenças, e não necessariamente tratá-los. O seu principal objetivo é evitar que esse tipo de ocorrência surja para que, assim, o paciente tenha mais qualidade de vida e longevidade sem precisar de intervenções terapêuticas.

A medicina preventiva é, inclusive, uma especialidade médica voltada para esses cuidados. Outras áreas da saúde também trabalham com esse conceito, como a enfermagem, a fisioterapia, a nutrição, entre outras.

Qual é a sua importância para a sociedade?

Agir preventivamente pode beneficiar todas as pessoas. Confira a importância desse comportamento:

Prevenção de doenças

A primeira grande vantagem desse tipo de atitude é a prevenção de doenças. Muitos problemas podem ser facilmente prevenidos com a execução de atividades físicas frequentes e uma dieta equilibrada e devidamente nutritiva.

Diagnóstico precoce de enfermidades variadas

Ainda assim, muitas vezes, problemas de saúde surgem apesar dos esforços para evitá-los. Há, afinal, uma série de fatores que contribuem para o seu aparecimento, como a herança genética. Nesses casos, a medicina preventiva atua também como uma ferramenta para um diagnóstico mais rápido, potencializando os resultados dos tratamentos.

Mais qualidade de vida

Viver bem é viver com saúde e com qualidade de vida. Quando estamos saudáveis nos sentimos muito mais aptos a realizar as atividades cotidianas e, claro, para nos relacionar de modo proveitoso com nossos entes queridos, fazendo aquilo que mais gostamos. A vida profissional também se torna muito mais produtiva com saúde.

Mais longevidade

Além da qualidade de vida, outro benefício da saúde preventiva é a possibilidade de viver muito mais. Com o passar do tempo e o surgimento da prevenção de problemas, a população passou a ter uma expectativa de vida consideravelmente maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *